PUBLICIDADE : MULTIMODALIDADE, INTERTEXTUALIDADE E PERSUASÃO PRESENTES NO TEXTO AUDIOVISUAL MANSÃO SKY

       Objetivamos com a presente exposição explanar os conceitos de multimodalidade, intertextualidade e persuasão presente em textos audiovisuais, mais especificamente em anúncios publicitários presentes na plataforma de streaming YouTube Brasil. Aqui pretendemos expor como essas teorias se imbricam e juntas colaboram para a construção de sentidos nos textos multimodais e verbo-visuais.
    Para início de conversa, quero levar você querido leitor que tem nos acompanhado até aqui a entender o que é a publicidade e perceber do que se trata esse fenômeno aqui analisado.
      A publicidade é uma ferramenta usada para promover as empresas e marcas e se utiliza de mecanismos linguísticos para alcançar seus propósitos comunicativos.
    A intertextualidade é o fenômeno linguístico que consiste no cruzamento de textos, estilos, formas e gêneros, para Bazerman (2004) a intertextualidade faz remissão a textos anteriores como uma fonte de sentidos, usada como valor nominal podendo ocorrer de forma implícita e explícita. Para Bazerman (2004),  um texto evoca não só a representação da situação discursiva, mas também os recursos textuais que tem ligação com essa situação e ainda o modo como o texto em questão se posiciona diante de outros textos que o usam.
    O textos são multimodais, não há texto que não seja, quer escritos ou não, pois até mesmo na oralidade usamos de instrumentos linguísticos tais como fala, gestos, entonações, o texto escrito não se restringe a meras estruturas frasais, ele está para além de meras formas. Bezerra (2022) afirma que todo gênero é multimodal e que que não existe comunicação monomodal.
    No texto de hoje falaremos como as estratégias intertextuais de Bezerman (2004) e os estudos de publicidade de Tellis (2004) colaboram e avaliam o texto audiovisual anúncio publicitário. O anúncio publicitário aqui analisado se trata da publicidade da marca de Tv´s por assinatura  Sky. No texto intitulado Mansão Sky observamos alguns elementos que se encaixam nos critério de intertextualidade de Bazerman (2004). Vejamos a seguir:




    Tellis (2004) levanta um estudo voltado para a publicidade e enfatiza que ela  desenvolve sua mensagem por meio de três vertentes, o Logos, o Pathos e o Ethos. Verificamos a presença desses fenômenos no anúncio aqui analisado observe a  seguir as nossas reflexões.





    Diante dos expostos teóricos aqui apresentados, podemos constatar o quanto os estudos de Bazerman (2004) e Tellis (2004) contribuem para a construção de sentidos nos textos audiovisuais e auxiliam na compreensão e identificação dos elementos multimodais presentes nos textos e nos gêneros. Portanto, os estudos de tão grande relevancia devem ser sempre levados em consideração ao  debruçar-se nas análise de textos publicitários, especialmente nos de caráter digital que circulam em ambientes virtuais.


Referências

TELLIS, G.J. Advertising as Persuasion In. (org.). Effective advertising: understanding when, how, and why advertising works. California: Sage publications, 2004, p. 126 – 149.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita; Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel (Org.). Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2021 [2004].
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE : PERCURSO HISTÓRICO, CONCEITOS E EXEMPLIFICAÇÕES

ALÉM DO QUE SE OUVE: UMA ANÁLISE DAS MULTIMODALIDADES PRESENTE NA PUBLICIDADE DA PLATAFORMA DE STREAMING SPOTIFY BRASIL

ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE ENTRE O VÍDEO DA MORTE DO TENÓRIO, REMAKE DA NOVELA PANTANAL, E IMAGEM CRÍTICA SOBRE O CORTE DE VERBAS DO MEC