A amplitude das mídias digitais tem levado a uma
crescente circulação de textos multimodais. Na atualidade, faz-se
imprescindível ao leitor reconhecer para além de meras formas gramaticais e
estruturas frasais, é necessário ler o texto em seus mais distintos aspectos,
textual, visual e multimodal.
O texto em si próprio já possui uma natureza
multimodal, conforme aborda Lim-Fei e Tan (2017) a tecnologia apenas acentuou a
natureza multimodal do texto, facilitando sua produção e recepção. Entendemos
que o texto em tempos da era digital não deve mais ser visto como resultado de
um único recurso semiótico, deve o texto ser visto e lido em sua
amplitude. Kress (2003), propõe uma mudança de uma alfabetização
alfabética para uma alfabetização multimodal devido a necessidade de letramento
digital nas escolas, fato também apontado por Lim-Fei e Tan (2017).
Com base na teoria sistêmica de Halliday (1994),
que entende a linguagem como um sistema semiótico podendo ser interpretada de
diversas maneiras, Lim-Fei e Tan (2017) desenvolve seus estudos em
multimodalidades, estudos esses que mediam a análise dos textos multimodais com
foco em três grandes áreas: forma, envolvimento e mensagem. Dentre essas, para
análise do texto multimodal aqui abordado, nos concentraremos na terceira
grande área apontada pelos autores a saber, a mensagem. Esta grande área
apontada pode ser entendida levando-se em consideração os aspectos que dizem
respeito ao: Propósito, que pode se apresentar no âmbito educacional, do entretenimento e econômico; Apelativo mostrando as relações de poder, razão e
emoção. No que concerne ao aspecto Representacional pode ser vista como literal
e inferencial, citamos ainda o aspecto Contextual que se mostra por meio de
duas faces, sendo elas a produção e a recepção.
Com base nos estudos anteriormente apresentados, passamos então a mostrar-lhes os resultados da análise de um anúncio publicitário presente na plataforma de streaming Spotify Brasil. O texto multimodal apresentado foi publicado em 25 de março de 2021. Vejamos a seguir:
Fonte: http.youtube.com/spotifybrasil
Iniciaremos nossa análise destacando o Propósito desse anúncio publicitário que pode ser em um primeiro plano visto como econômico, se levado em consideração que ele intenciona convencer o usuário da plataforma YouTube (que pode ser também um usuário da plataforma Spotify, tendo em vista que ambas as plataformas oferecem o serviço de streaming musical no Brasil) migrar de plano, passando do modo gratuito, para o modo premium, onde os usuários por um determinado valor estipulado pela plataforma passam a possuir alguns benefícios, dentre eles ouvir as músicas sem anúncios, no modo off-line, criar playlists, salvá-las, dentre outros.
Em um segundo plano podemos perceber que o texto possui também o objetivo de entreter o usuário da plataforma YouTube enquanto ele procura uma nova música para ouvir, surge o anúncio, que de certa forma prende a atenção do usuário, pois por meio da intertextualidade estabelecida entre a música Total Eclipse of the heart de Bonnie Tyler e o cenário onde se passa o anúncio publicitário o leitor compreende que assinar o plano premium da plataforma Spotify lhe sairá bem mais vantajoso, ao invés de ouvir o show indesejado dado pelo vizinho da casa ao lado, o usuário pode optar por ouvir as músicas de sua escolha e com qualidade.
O entretenimento faz com que o usuário se demore na leitura do texto, pois os elementos que compõe o áudio e o visual prendem o leitor de tal maneira que ele não salta o anúncio, como é corriqueiro nessas situações dentro da plataforma, os usuários costumam não assistir nem mesmo por 3 segundos as apresentações de anúncios e para despertar o interesse do usuário se faz necessário o uso de estratégias que prendam ali o leitor.
Os anúncios criativos e/ou divertidos permanecem por mais tempo na memória do leitor por que evoca sensações e inferências de conhecimento de mundo, gerando emoções e consequentemente lembranças.
A mensagem nos textos multimodais conforme frisa Lim-Fei e Tan (2017) é delineada por um conceito de persuasão definidos por Aristóteles e que se apresentam de três maneiras, o Ethos, o Logos e o Pathos.
ETHOS | LOGOS | PATHOS |
Credibilidade e confiança 💪🔐 | Razão e lógica 💬🎯 | Emoção e valores 💗💲
|
Analisando o texto pelo víeis Apelativo verificamos a persuasão do Ethos em razão de trazer para o usuário da plataforma Spotify na modalidade premium o poder de compra, poder de escolha, o anúncio traz ao leitor indícios de que ao assinar o plano pago ele pode confiar que receberá o melhor da plataforma, terá acesso as melhores músicas ali presentes, os grandes sucessos do passado e da atualidade, a escolha está ao alcance do usuário, basta apenas que ele migre de plano e assine o premium. A persuasão do Logos não é ressaltada no anúncio, encontramos com ênfase a persuasão de Pathos, onde a emoção do leitor é amplamente evocada por meio dos sentimentos de ouvir uma música desejada x indesejada, cantada pelo vizinho com defeitos e falhas, ou em perfeita harmonia na plataforma. A emoção também se mostra por meio da lembrança trazida por uma música do passado sendo tocada na atualidade que pode trazer a memória do leitor boas recordações. Halmariand Virtaner (2005) afirma que apelos emocionais já são esperados na linguagem publicitária, apelando ao publico alvo. Em relação aos valores, é informado ao leitor que o preço que ele pagará pelo plano premium da plataforma em nada se compara ao valor de ter a qualquer hora e a qualquer momento sua música deseja e favorita por perto.
Focando no contexto Representacional, no anúncio do Spotify a música traz uma literalidade, pois no vídeo é possível ver o personagem que representa o ouvinte, dando play na plataforma por meio de seu smartphone, passando ao leitor a representação de como se usa a ferramenta e como se dá o seu funcionamento.
No âmbito Contextual pode-se notar que o texto foi publicado em 25 de março de 2021 e portanto produzido perto desse mesmo período e sua recepção se dá a partir do momento em que é disponibilizado na plataforma YouTube.
A figura acima traz um recorte dos principais comentários deixados pelos leitores na plataforma YouTube, onde foi disponibilizado o anúncio publicitário, dando a entender que no que concerne a recepção do anúncio ele foi bem sucedido, pois os usuários da plataforma gostaram do que viram, se identificaram e releram o texto por sentir que ele proporcionava boas sensações. Com a análise do texto multimodal é perceptível que a a linguagem não se restringe a meras estruturas frasais, pois a compreensão dos sentidos no texto se dão não apenas pelas frases dispostas ao longo do vídeo, mas se dá por meio de toda a conjuntura de elementos ali propostos, textuais, audíveis e visuais.
REFERÊNCIAS
LIM-FEI, V. & TAN, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
Maravilha sua análise. Parabéns! gostei muito da sua escrita
ResponderExcluirParabéns, muito boa sua análise.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir