OS MULTILETRAMENTOS E A PESQUISA EM MEMES.
Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? de Kleiman (2005), levanta um estudo sobre letramento, e aborda que o mesmo pode ser entendido como um conjunto de práticas sociais que envolvam a escrita, podendo ser visto em todas as esferas da sociedade, não se restringindo apenas ao ambiente escolar, sua aplicabilidade está para além da sala de aula, tendo em vista, que o letramento implica em compreender os sentidos, seja do texto ou de uma cultura.
As práticas de letramento estão ligadas aos usos da escrita na sociedade, e, em como a língua impacta na atualidade. O letramento é amplo, e aborda desde a prática de alfabetizar até as práticas culturais, acompanhando as mudanças na língua advindas dos mais diversos fatores, sendo o principal deles, o avanço tecnológico, que trouxe para as práticas de aquisição e ensino da linguagem, novas ferramentas.
Tendo em vista, que os multiletramentos
exercem um papel de suma importância para o ensino do português brasileiro, e
colabora com a modalidade escrita da língua, acreditamos ser pertinente, o uso
do gênero textual meme, em sala de aula, como objeto de estudo da língua,
podendo ser analisado com foco na multimodalidade, afim de promover o ensino e
aprendizagem da língua, tendo em vista, ser esse gênero de grande circulação
entre a população geral, em especial entre os indivíduos em idade escolar.
Aqui é Giselda. Parabéns! mas depois vou fazer uma melhor leitura
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