OS MULTILETRAMENTOS E A PESQUISA EM MEMES.

 


Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? de Kleiman (2005), levanta um estudo sobre letramento, e aborda que o mesmo pode ser entendido como um conjunto de práticas sociais que envolvam a escrita, podendo ser visto em todas as esferas da sociedade, não se restringindo apenas ao ambiente escolar, sua aplicabilidade está para além da sala de aula, tendo em vista, que o letramento implica em compreender os sentidos, seja do texto ou de uma cultura. 

    As práticas de letramento estão ligadas aos usos da escrita na sociedade, e, em como a língua impacta na atualidade. O letramento é amplo, e aborda desde a prática de alfabetizar até as práticas culturais, acompanhando as mudanças na língua advindas dos mais diversos fatores, sendo o principal deles, o avanço tecnológico, que trouxe para as práticas de aquisição e ensino da linguagem, novas ferramentas.

    No que concerne aos multiletramentos, é sabido que essa prática pedagógica foi adotada a partir de 1996, e se constitui como práticas combinadas pelas diversas formas de letramento, objetivando ampliar os métodos de ensino. Entendemos que alfabetização, letramento e multiletramentos, constituem uma relação inseparável, se levado em consideração, o fato de que, são por esses caminhos que o conhecimento é construído.
    Os memes se constituem como um fenômeno textual, inserido nos campos da tecnologia e da linguística, na prática pedagógica dos multiletramentos o gênero pode ser inserido como instrumento de ensino da língua, levando o aprendiz a fazer inferências quanto a leitura do gênero ligado ao seu conhecimento de mundo. O meme, é um gênero multimodal que mesclas semioses, verbal e não verbal, por meio de textos letrados e textos imagéticos.

    Tendo em vista, que os multiletramentos exercem um papel de suma importância para o ensino do português brasileiro, e colabora com a modalidade escrita da língua, acreditamos ser pertinente, o uso do gênero textual meme, em sala de aula, como objeto de estudo da língua, podendo ser analisado com foco na multimodalidade, afim de promover o ensino e aprendizagem da língua, tendo em vista, ser esse gênero de grande circulação entre a população geral, em especial entre os indivíduos em idade escolar.
    

REFERÊNCIAS
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: UNICAMP, 2005.

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