LETRAMENTO VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

No trabalho aqui proposto, selecionamos em livros didáticos, atividades que propõem o ensino de Língua Portuguesa por meio do letramento visual. O livro didático escolhido para compor essa atividade, explicitando o que nela foi solicitado, trata-se do livro didático intitulado:  Se liga na língua: Literatura, Produção de texto, Linguagem. PNLD 2018, 2019, 2020, FNDE, Ministério da Educação, Editora Moderna, componente curricular Língua Portuguesa, proposto para alunos do 1º ano do ensino médio, escrito por Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi.

 Diante dos dados que caracterizam o livro escolhido, passemos a análise de uma das atividades propostas, no segmento da seção de estudos gramaticais, focados mais especificamente na linguagem, comunicação e sentidos.

Figura 1- Anúncio publicitário

Fonte: Se liga na língua: Literatura, Produção de texto, Linguagem. (2016).

Figura 2- Questionamentos

Fonte: Se liga na língua: Literatura, Produção de texto, Linguagem. (2016)

    Na figura 2, apresentam-se os questionamentos para o leitor acerca do anúncio publicitário presente na página anterior, levando o leitor a fazer as devidas inferências, através do conhecimento prévio e recuperar o seu conhecimento de mundo. Para Kress (2003), o texto multimodal pode ser visto como o resultado de ações sociais, combinação de modos, e em qualquer instância da comunicação. A linguagem verbal e os modos semióticos são construídos socialmente. Callow (2005), defende que os professores devem incentivar os alunos a aprenderem imagens que representam instrumentos que vemos e pensamos. Devem os alunos também, aprender a identificar significados implícitos e explícitos através das imagens. 

    Nas figuras acima apresentadas, notamos que a atividade propõe ao aluno reconhecer o contexto em que cada representação de maçã está inserida. As maçãs foram organizadas no anúncio de forma cronológica, se levado em consideração o contexto histórico por trás de cada uma. Desde a história bíblica de Eva, registrada no livro bíblico de Gênesis até a maçã do amor de Tonico Pipoqueiro, ler imagens implica notar as intencionalidades dos produtores deste texto multimodal como também os discursos que passam por meio dessa imagem, além de compreender a relação que os elementos imagéticos podem assumir quando associados a elementos textuais/escritos.

            Por meio do texto imagético anúncio publicitário, o professor de língua portuguesa, promove o conhecimento da língua não se restringindo apenas aos textos frasais, com o texto multimodal o olhar do aluno é direcionado para algo fora da imagem, fazendo as inferências com seu conhecimento de mundo, o aluno traz a sua realidade pra dentro de sala de aula promovendo um aprendizado ainda mais eficiente no que concerne ao letramento.

                                                                                   REFERÊNCIAS

CALLOW, J. Literacy and the visual: Broadening our vision. In: English teaching: Practice and Critique, vol. 4, n. 1, p. 6-19, 2005.

Ormundo, W., Siniscalchi, C. Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem. 1 ed. São Paulo: Moderna 2003.

KRESS, G. Literacy in the New Media. Londres: Routledge, 2003.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE : PERCURSO HISTÓRICO, CONCEITOS E EXEMPLIFICAÇÕES

ALÉM DO QUE SE OUVE: UMA ANÁLISE DAS MULTIMODALIDADES PRESENTE NA PUBLICIDADE DA PLATAFORMA DE STREAMING SPOTIFY BRASIL

ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE ENTRE O VÍDEO DA MORTE DO TENÓRIO, REMAKE DA NOVELA PANTANAL, E IMAGEM CRÍTICA SOBRE O CORTE DE VERBAS DO MEC