LETRAMENTO VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
No
trabalho aqui proposto, selecionamos em livros didáticos, atividades que propõem
o ensino de Língua Portuguesa por meio do letramento visual. O livro didático
escolhido para compor essa atividade, explicitando o que nela foi solicitado,
trata-se do livro didático intitulado: Se
liga na língua: Literatura, Produção de texto, Linguagem. PNLD 2018, 2019,
2020, FNDE, Ministério da Educação, Editora Moderna, componente curricular
Língua Portuguesa, proposto para alunos do 1º ano do ensino médio, escrito por
Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi.
Diante dos dados que caracterizam o livro escolhido,
passemos a análise de uma das atividades propostas, no segmento da seção de
estudos gramaticais, focados mais especificamente na linguagem, comunicação e
sentidos.
Figura 1- Anúncio publicitário
Figura 2- Questionamentos
Por meio do texto imagético anúncio publicitário, o professor de língua portuguesa, promove o conhecimento da língua não se restringindo apenas aos textos frasais, com o texto multimodal o olhar do aluno é direcionado para algo fora da imagem, fazendo as inferências com seu conhecimento de mundo, o aluno traz a sua realidade pra dentro de sala de aula promovendo um aprendizado ainda mais eficiente no que concerne ao letramento.
REFERÊNCIAS
CALLOW, J. Literacy
and the visual: Broadening our vision. In: English teaching: Practice and
Critique, vol. 4, n. 1, p. 6-19, 2005.
Ormundo, W.,
Siniscalchi, C. Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem.
1 ed. São Paulo: Moderna 2003.
KRESS, G. Literacy
in the New Media. Londres: Routledge, 2003.
Comentários
Postar um comentário