ANÁLISE IMAGÉTICA À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESING VISUAL.
A linguagem vem sendo explorada nas mais distintas posições comunicativas, sua multiplicidade de usos em diferentes contextos sociais, tem impulsionado estudiosos da educação e da linguagem a desenvolverem pesquisas para compreender o funcionamento das novas práticas de linguagem na formação dos aprendizes. Uma dessas práticas, seja na forma impressa seja na forma digital, é o uso do texto multimodal, em que os significados são o resultado da combinação de mais de um modo semiótico.
As redes sociais se configuram como ambientes
propícios para a circulação dos textos multimodais, por se constituir como um
cenário de multiplicidades de práticas linguageiras. Dentre elas destacamos
aqui, a rede social Instagram, acessada por cerca de 500.000.00 usuários
brasileiros diariamente. É nesse ambiente digital, que se inserem as empresas,
que com o intuito de propagar seus serviços e produtos, aderiram a uma
propaganda com nova roupagem para atrair e gerar aproximação com o
seguidor-cliente. Na rede social Instagram é comum nos depararmos com
perfis empresariais que possuem o feed recheado de propagandas e nelas é
possível notar o uso de estratégias linguísticas que resultam numa conexão
entre o usuário da rede e os produtores do perfil, (o que na rede é conhecido
como engajamento).
A seguir, com base nos aportes teóricos de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), e seguindo os padrões de análise imagética da Gramática do Design Visual, iniciamos a análise do anúncio publicitário postado na rede social Instagram, no dia 04 de maio de 2022, em perfil ativo na rede, denominado de A Bolaria. A empresa, trata-se de uma loja de bolos situada na cidade de Teresina-PI, que faz uso de estratégias linguísticas multimodais e intertextuais para promover seus anúncios e atrair a atenção dos seguidores do perfil e propensos clientes da bolaria.
Anúncio publicitário de
A Bolaria.
Fonte:
https://www.instagram.com/p/CdJo0g8vSEC/abolaria
Passamos
então a analisar o texto multimodal em foco, destacando a presença da metafunção
ideacional/ representacional, que observa a relação entre os participantes, podendo
ser eles, pessoas, objetos e lugares, exibidos dentro de uma estrutura visual,
os participantes representados são os sujeitos da comunicação. O verbal e o
visual compõe a semiótica. Para os referidos autores, essa metafunção se
realiza por meio de dois padrões, sendo eles narrativa e conceitual. A narrativa se concretiza através de um
processo de ação e interação entre os participantes, já a conceitual por sua
vez, indica os participantes e suas características, que não são representados
executando ações, mas atribuindo significado a algo ou fazendo parte de uma
categoria.
No texto analisado, notamos a realização de um processo narrativo, em que o menino exerce o papel de ator, cuja a ação principal desenvolvida por ele é o ato de enfiar o garfo no bolo, objeto de desejo dele na cena retratada, objeto esse que se apresenta como a meta, a ação realizada na cena é de natureza transacional, pois o olhar do menino está direcionado para algo que está presente na cena, sua meta. Os participantes se caracterizam como o menino e o bolo, na representação narrativa o garoto pode ser entendido como o ator e o bolo a meta, tendo entre eles o vetor presente na cena.
Com
a metafunção interpessoal/interativa é possível observar no texto os elementos
que geram aproximação ou distanciamento entre texto e leitor. O leitor é aquele
que está fora da imagem e o produtor do texto por meio das estratégias
imagéticas e linguísticas, unindo o verbal ao visual tende a levar o leitor a
se aproximar do texto. Essa metafunção pode ser vista por meio de quatro
dimensões, sendo elas, olhar/contato; enquadramento/distância social;
perspectiva/atitude e modalidade.
No texto em análise observamos o uso da metafunção pelo viés da perspectiva/atitude conforme Kress e Van Leeuwen (1996, 2006) que visa demonstrar em que ângulo a imagem representa o participante dentro da dimensão frontal/objetiva, onde é possível notar que o texto revela tudo que há para se visto, passando ao leitor credibilidade e franqueza. Nota-se que o garoto e o bolo encontram-se ao centro da imagem, ambos atraem mutuamente a atenção do leitor, o texto em foco mostra ao leitor que o produto bolo, da A Bolaria é um produto saboroso e confiável, e que assim como o menino, o cliente que se interessar pelo produto ofertado também viverá a mesma experiência do garoto.
Kress
e Van Leeuwen (1996, 2006), defendem que na função composicional os elementos
visuais estão combinados na imagem, integrando os elementos representacionais
em uma composição em busca de sentido. Os significados dos elementos de uma
composição são explicados, segundo os autores, por meio de três sistemas
inter-relacionados: saliência e estruturação/enquadre e valor da informação.
O valor da informação do texto em foco, diz respeito ao posicionamento dos elementos dentro da composição visual, podendo ser dado/novo, ideal/real e centro/margem. Considerando esses tipos de posicionamentos, o participante representado, o menino, ocupa quase toda a página da imagem, seu corpo se encontra centralizado desde a base da imagem até o topo. À margem central encontra-se a frase: “O olhar de quem não vai deixar bolo pra ninguém”, e à margem inferior vemos a logomarca da loja de bolos.
A saliência refere-se à ênfase maior ou menor na imagem, uma importância hierárquica de um ou mais elementos, geralmente aparece em primeiro plano, é o elemento que primeiro chama a atenção do leitor em detrimento de outros componentes imagéticos. No texto multimodal em foco, percebemos que há preponderância ou saliência da figura do bolo como elemento de apelo e chamamento. A saliência na imagem pode ser analisada por meio do tamanho e nitidez, ao observarmos que a figura do menino encontra-se borrada enquanto a figura do bolo mostra-se nítida e em primeiro plano na imagem demonstrando que o bolo tem valor superior ao menino. Podendo ser entendido no campo semântico que para a empresa é mais importante um bom produto, pois o mesmo atrairá os clientes, que virão como resultado da qualidade alcançada com os produtos vendidos.
Dessa
forma, concluímos que o texto multimodal, constituído por linguagem verbal e
linguagem visual, quando explorado nas redes sociais gera interação,
proximidade e engajamento, pois por meio da imagem divulgada na rede muitos perfis
podem acessar ao conteúdo do perfil da bolaria. Ressaltamos, que esse texto
pode facilmente ser trabalhado em sala de aula, pois proporciona oportunidades
de práticas de letramento ao aluno, que se sente estimulado para se posicionar
diante dos textos que estão presentes nos contextos da sala de aula e que
circulam na atualidade, em ambientes em que os alunos já possuem familiaridade,
como é o ambiente das redes sociais.
REFERÊNCIAS
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of
visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.
Muito bacana sua pesquisa! Parabéns.
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